A Propaganda, a tentativa
coordenada para influenciar a opinião pública através da utilização de meios de
comunicação, foi habilmente utilizada pelo partido nazista, nos anos que
antecederam e durante a liderança de Adolf Hitler da Alemanha (1933-1945). A propaganda
nazista forneceu um instrumento crucial para a aquisição e manutenção do poder,
e para a implementação das suas políticas, incluindo o exercício de guerra
total e do extermínio de milhões de pessoas pelo Holocausto. A utilização
generalizada da propaganda pelos nazistas é o grande responsável pela palavra
"propaganda" adquirir no presente conotações negativas.
A divisão nazista da SS, a qual não fazia parte da Wehrmacht, tinha seu recrutamento também como alvo da propaganda nazista. |
Durante a Segunda Guerra Mundial, as técnicas
de propaganda foram cientificamente organizadas e aplicadas para influenciar a
opinião pública a entrar na guerra ao lado da Inglaterra. Hitler interessava-se
e admirava os modelos de propaganda utilizados pelos ingleses.
Fazer uma propaganda popular,
feita para as massas e repetitiva era o objetivo constante de Hitler. A
propaganda nazista buscava atingir o emocional das grandes massas, gerar uma
concepção apaixonada sobre a mensagem emitida.
Quando subiu ao poder em
1933, Hitler estabeleceu um ministério da propaganda dirigido por Joseph
Goebbles. Em Berlim, Goebbles torna-se o editor do jornal “Der Angrif” (O
Ataque), que publicava constantemente difamações anti-semitas.
Os objetivos do ministério
eram assegurar que a mensagem nazista fosse espalhada através da arte, música,
teatro, filmes, livros, rádio, material educacional e imprensa. O ministro da
propaganda, Goebbles, tinha duas tarefas principais: assegurar que ninguém na
Alemanha lia ou via ideias contrárias ao Partido Nazista e assegurar que as
ideias Nazistas fossem expostas da maneira mais persuasiva possível.
Na propaganda nazista predominou
a cinematografia, o crescimento político do partido nazista deveu-se a intensa
utilização do cinema, Goebbels, o cinema era o meio mais moderno de influenciar
a população na época.
Foram produzidos cerca de
1.350 longas-metragens nos doze anos de nazismo. A produção abrangia comédias,
musicais, operetas, filmes de guerra e documentários que exaltavam o racismo e
a xenofobia.
Os primeiros filmes foram de
temas ideológicos, com o objetivo de exaltar a militância partidária. Nos temas
de guerra, o cinema nazista exaltava o heroísmo do regime e a brutalidade do
inimigo.
Nos filmes nazistas, os
ingleses e os russos eram os principais inimigos dos alemães. Os ingleses eram
apresentados como fracos e ridículos; imperialistas e opressores. Os russos
nestes filmes eram brutos e alcoólicos.
Na guerra, o objetivo da propaganda é sempre
provocar o ódio. “A propaganda consiste em forçar uma doutrina nos povos
inteiros. A propaganda atua na sociedade, no ponto de vista de uma ideia e
falas maduras para a vitória desta ideia.” – palavras de Hitler no seu livro
Mein Kampf.
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